02 julho 2006

A meia final é nossa

mais uma vitoria sofrida de portugal sobre a inglaterra...

Por muito que muita gente ignore e critique o futebol, nestes momentos o futebol é uma forma de dignificar um país... em frança, especialmente nesta região de Alsace, a opinião acerca de Portugal não é muito boa... portugal é um país que pouco se ouve falar, conhecido pelo sol, pelos ordenados baixos e pela sua constante classificação na "cauda" da Europa... daí quando digo ser português, não haver qualquer tipo de curiosidade por parte das pessoas (bom, isto tb porque cheiro mal e pareço um macaco). Mas depois desta vitória, Portugal é 1 das 4 melhores selecções do mundo e isso faz com que o nosso país seja falado (por algo positivo) e respeitado.

Hoje vesti a minha camisola de Portugal e senti orgulho ao mostrar a estes franceses (e ingleses) que sou português! Antes do jogo, passei por um Irish Pub que costumo frequentar para cumprimentar e desejar boa sorte a alguns amigos ingleses que lá conheço.... Acabei por ser gozado por alguns ingleses que nem conhecia... Claro que no fim do jogo voltei a este Irish Pub apenas para me passear e mostrar aos ingleses afinal quem é que ganhou... Esta arrogância dos ingleses também é comum aos franceses, por isso espero bem que Portugal ganhe à frança, caso contrário vou ter que encontrar emprego noutro país! :)

A verdade é que Portugal é vivido de uma maneira diferente por parte dos emigrantes (eu sou um deles), talvez de uma forma mais intensa e desesperada do que alguém que viva em Portugal. Desde que vivo no estrangeiro, a minha opinião acerca de Portugal alterou-se bastante e agora tenho a noção de certas coisas que antes não tinha... Muita gente (portugueses incluidos) dizem mal de Portugal, mas deixem que vos diga que tenho muito orgulho em ser português...

3 Comments:

At 4:49 da manhã, Blogger prl said...

é bem ruizinho! e não levaste porrada depois quando voltaste ao pub?

Infelizmente, onde quer que vá (foruns e mailing lists estrangeiras) muita, mas muita gente mesmo, está contra Portugal. Chamam-nos fiteiros, enganadores e outros adjectivos dessa família. A campanha da empresa britânica resultou nesse aspecto. E ainda por cima, acho que sem motivo além do que vemos outras selecções fazer. Sempre tivemos uma imagem de equipa fracota mas simpática (pois, ganhávam-nos, por isso éramos simpáticos!). Se calhar esta falta de simpatia para connosco é sinal de que realmente crescemos como selecção.

E depois disso, é triste ver que em terras inglesas como Cambridgeshire e Thetford, as comunidades portuguesas estão a ser vandalizadas, as suas casas e comércio estão a ser destruídos, as pessoas têm que ficar em casa, e já aconselharam os portugueses com crianças a não as enviar à escola na próxima semana para evitar problemas. Não compreendo isto.. não tem explicação!

E nós é que somos os sarrafeiros e arruaceiros..

 
At 9:28 da manhã, Blogger Luis Carrilho said...

1º de tudo esta vitoria foi do melhor!!! depois aquilo que o prl diz é a triste verdade daqueles que se dizem do 1º mundo e dizem que nos só servimos para férias e saciar o cio das mulheres deles no verão. estiveram uma semana a cantar, agora lixaram-se!

tu ai ainda tiveste a sorte de nao levar com imagens constantes da selecçao do brasil, o que também foi irritante. aqueles gajos andaram desde o inicio a dizer que a final seria entre eles e a alemanha, sem contar com o atrasado mental do parreira que só criticava o futebol de portugal. por isso agora, arrumaram os brinquedos e podem voltar la pa terrinha para que ninguem os veja. fiquei contente com a vitoria da frança, mas na quarta....VAMOS GANHAR!!!!!!!!!!!!!!!!

e temos de ter orgulho deste pequeno país sempre!!

PORTUGAL!!! PORTUGAL!!!

 
At 2:07 da tarde, Blogger Luis Carrilho said...

e acho que há muito português que só tem orgulho do seu país nestas ocasiões, porque aprendeu ontem o hino e é "in" andar por aí a berrar. o resto do ano andam para aí de trombas e com mania que são campeões não sei do quê.
Quando estive na casa do Benfica de Zurique é que deu para perceber o que é ser imigrante. Por mais saloio que seja o convivio, por mais pimba que a música seja, sente-se algo diferente junto de uma comunidade de emigrantes.

Puto, europeu da suiça-austria é para não perder. somos obrigados a ir a pelo menos um jogo, nem que para isso tenhamos que vender os bilhetes de pearljam do paulo rui.

 

Enviar um comentário

<< Home